Aprendendo, COMA Horta e com o Pau Brasil!

domingo, 11 de setembro de 2011

Trabalho e Pesquisa sobre a Horta da Escola_CIEP 424 Pedro Amorim

Trabalho e Pesquisa sobre a Horta da Escola

1- Objetivos de aprendizagem
* Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
* Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
* Perceber a importância do computador como ferramenta de comunicação;
* Conhecer técnicas de cultura orgânica;
*Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
* Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
* Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
* Cooperar em projetos coletivos;
* Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimentos e técnicas;
* Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
* Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
* Provocar a discussão acerca dos hábitos de consumo e através do documento colaborativo do Google Docs e aprofundar e aprofundar a interdisciplinaridade e o uso de atividades educacionais usando como ferramenta o twitter, ambos da Web 2.0.

2- Segmento de ensino e séries:

É uma atividade que pode ser aplicada, em todos os seguimentos de ensino e séries, desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio até o Ensino Superior ou Ensino Profissionalizante. No caso específico, será aplicada na 7ª série 8º ano CIEP 424 Pedro Amorim.

3- Ferramenta Web 2.0 que serão utilizadas:

As ferramentas da web 2.0 utilizadas nesta atividade educacional são o Google, sítio de pesquisa direcionada no Google, Documento colaborativo como o Google Docs e o Twitter.

4- Metodologia de aplicação:

1º Momento:

Como primeira tarefa, foi conversado com os alunos sobre o plantio de hortaliças e também sobre a internet, procurando saber o que sabiam sobre o assunto.
Partindo desta conversa e dos questionamentos levantados pelos alunos, foram mandados para casa alguns temas para pesquisa:
De onde vem as verduras e legumes que comemos?
Quais os cuidados que devemos ter no cultivo de verduras e legumes?
O que é internet?
Como a internet poderá nos auxiliar em nosso projeto. Criação através do tutorial do curso, uma conta no Google Docs e no twitter.

2º Momento:

A turma inicialmente será dividida em três grandes grupos que trabalhará com três tipos de roteiros de pesquisa.
Pesquisar na internet a época de plantio das hortaliças que se encontram em seus respectivos roteiros disponibilizando no GOOgle Docs, atividade que será compartilhada por todos. Este roteiro servirá de base para as atividades a seguir.

Criação de um texto colaborativo, utilizando o Google Docs sobre a horta escolar, onde os alunos trocarão informações sobre o plantio de hortaliças e de como podem melhorar a mesma a torná-la mais sustentável.

Criação de uma conta no twitter, seguindo o tutorial disponibilizado na página do curso para a postarem as dúvidas e acompanhar os comentários que estão sendo postados e dar um retorno aos colegas, pois isso é o que deve haver na aprendizagem colaborativa.

5- Forma de avaliação:

Os alunos serão avaliados através da criação de um texto colaborativo utilizando o Google Docs e o Twitter.

6- Cronograma:
A atividade será realizada em 3 aulas de 50 minutos cada.

7- Material de apoio:


Hortas escolares agroecológicas - reportagem TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário