Trabalho e Pesquisa sobre a Horta da Escola
1- Objetivos de aprendizagem
* Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
* Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos
vegetais;
* Perceber a importância do computador como ferramenta de
comunicação;
* Conhecer técnicas de cultura orgânica;
*Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
* Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
* Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem
como nomeá-los corretamente;
* Cooperar em projetos coletivos;
* Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor
avanços a desenvolvimentos e técnicas;
* Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
* Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a
saúde;
* Provocar a discussão acerca dos hábitos de consumo e através do
documento colaborativo do Google Docs e aprofundar e aprofundar a
interdisciplinaridade e o uso de atividades educacionais usando como ferramenta
o twitter, ambos da Web 2.0.
2- Segmento de ensino e séries:
É uma atividade que pode ser aplicada, em todos os seguimentos de
ensino e séries, desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio até o Ensino Superior
ou Ensino Profissionalizante. No caso específico, será aplicada na 7ª série 8º
ano CIEP 424 Pedro Amorim.
3- Ferramenta Web 2.0 que serão utilizadas:
As ferramentas da web 2.0 utilizadas nesta atividade educacional
são o Google, sítio de pesquisa direcionada no Google, Documento colaborativo
como o Google Docs e o Twitter.
4- Metodologia de aplicação:
1º Momento:
Como primeira tarefa, foi conversado com os alunos sobre o plantio
de hortaliças e também sobre a internet, procurando saber o que sabiam sobre o
assunto.
Partindo desta conversa e dos questionamentos levantados pelos
alunos, foram mandados para casa alguns temas para pesquisa:
De onde vem as verduras e legumes que comemos?
Quais os cuidados que devemos ter no cultivo de verduras e
legumes?
O que é internet?
Como a internet poderá nos auxiliar em nosso projeto. Criação
através do tutorial do curso, uma conta no Google Docs e no twitter.
2º Momento:
A turma inicialmente será dividida em três grandes grupos que
trabalhará com três tipos de roteiros de pesquisa.
Pesquisar na internet a época de plantio das hortaliças que se
encontram em seus respectivos roteiros disponibilizando no GOOgle Docs,
atividade que será compartilhada por todos. Este roteiro servirá de base para
as atividades a seguir.
Criação de um texto colaborativo, utilizando o Google Docs sobre a
horta escolar, onde os alunos trocarão informações sobre o plantio de
hortaliças e de como podem melhorar a mesma a torná-la mais sustentável.
Criação de uma conta no twitter, seguindo o tutorial
disponibilizado na página do curso para a postarem as dúvidas e acompanhar os
comentários que estão sendo postados e dar um retorno aos colegas, pois isso é
o que deve haver na aprendizagem colaborativa.
5- Forma de avaliação:
Os alunos serão avaliados através da criação de um texto
colaborativo utilizando o Google Docs e o Twitter.
6- Cronograma:
A atividade será realizada em 3 aulas de 50 minutos cada.
7- Material de apoio:
Hortas escolares agroecológicas - reportagem TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário