Aprendendo, COMA Horta e com o Pau Brasil!

domingo, 11 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR: FORMANDO ELOS DE CIDADANIA À DISTÂNCIA – PROFESSORES E ALUNOS

O CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR: FORMANDO ELOS DE CIDADANIA À DISTÂNCIA – PROFESSORES E PROFISSIONAIS, teve início no Ciep 424 Pedro Amorim, no ano de 2009, com quatro participantes, duas Professoras: Eloiza Helena Duarte Torres e Josiane da Silva Martins de Almeida e dois alunos: Leonardo e Luan.

        Inicialmente, uma das tarefas do curso presencial e online, ministrado pela UERJ, foi a  criação de um Jornal Mural da Agenda 21 Escolar. Com ele toda comunidade pôde conhecer os temas que estavam sendo abordados e discutidos na escola. As notícias do Jornal Mural alimentaram a criação do Fanzine, que foi distribuído na comunidade com a intenção de democratizar o conhecimento adquirido e mobilizar cada vez mais pessoas para as discussões abordadas.


      Representar a comunidade, seus gostos, história, cultura, ambiente social e natural que a comunidade pertence, dentro da escola e na comunidade de seu entorno, para promover a prática da Educomunicação Socioambiental, foi o grande objetivo do Jornal Mural e dos Fanzines posteriormente criados em 2009 e 2010.




       A escolha do nome do jornal da Agenda 21 da nossa escola, contou com a participação dos alunos no intervalo da aula da aula de português da Professora Elisa dos Anjos.


      Os alunos cursistas, Leonardo Barroso e Luan Rodrigues lideraram e orientaram todo o processo democrático de criação, pedindo aos colegas que propusessem alguns nomes que posteriormente foi votado e escolhido.



     O nome do jornal escolhido democraticamente pelos alunos da escola foi "Jornal Jovens Ambientalistas" (JJA)! Após a criação do nome do jornal precisou de uma arte ou composição visual para que fosse a sua marca.



      A criação da arte ou composição visual contou com a participação de toda comunidade escolar e representa um bem cultural da comunidade, a Estação Ferroviária de Visconde de Itaboraí.


         As letras "JJA", logo do Fanzine, foram preenchidas com fotos de acácias, vistas e citadas por Darwin em seu diário quando passou por Itaboraí e que, inclusive, são encontradas no Bairro Visconde de Itaboraí.

        Os participantes do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania à Distância registramos todo o material que for produzido no Jornal Mural que posteriormente foi compactado em um FANZINE (*).

logotipo do Jornal 
                                            Logomarca do Jornal

   A capa, a contra capa do Fanzine, com suas respectivas matérias sobre a horta e questões socioambientais, são referentes ao JJA de 2009 e JJA de 2010.







































(*)
Os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.
A qualidade de um fanzine varia muito. Existem fanzines confeccionados artesanalmente, fanzines reproduzidos à base de fotocópia, fanzines impressos em gráficas, fanzines preto e brancos, fanzines coloridos, fanzines digitais… 
Mas o que todos eles têm em comum é o fato de não serem distribuídos em bancas ou livrarias e de terem tiragens limitadas. Isto é: os fanzines são raros. Somado com o fato do seu conteúdo ser exclusivo (você não encontra em mais nenhum outro lugar), o fanzine acaba se tornando especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário