Aprendendo, COMA Horta e com o Pau Brasil!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO INTERVENÇÃO DA AGENDA 21 ESCOLAR: RECONSTRUÇÃO DA HORTA_JJA/2010_2º, 3º, 4º E 5º MOMENTO

2º Momento do Projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar:
Reconstrução da horta
  O objetivo principal da horta escolar é ser utilizada como foco integrador das diversas fontes e recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa. Sendo assim, é exigida uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
  Alguns projetos foram desenvolvidos na escola tendo a horta como eixo norteador. Porém, devido ao forte calor e outros fatores, a horta da escola teve que ser totalmente reconstruída. A terra teve que ser arada novamente, por um trator gentilmente cedido pelo Biólogo e Administrador da Fazenda Sampaio, Luiz Carlos Couto. Quanto aos equipamentos e insumos para a horta, a escola conta com a parceria constante do Gestor Executivo em Meio Ambiente da Action Shop Serviços Ambientais, Arthur Prohmann.


A montagem dos canteiros da horta foi feita pelo Sr Benjamim e os alunos da turma 901 foram convidados a semear as primeiras sementes.



Os professores e demais profissionais da educação estão empenhados em trabalhar os assuntos relacionados à horta como tema transversal em suas respectivas disciplinas.
A Professora de Ciências, Josiane, após estudar com o 9º ano a tabela periódica, o ciclo do carbono, do oxigênio e do nitrogênio, levou os alunos a refletirem sobre a importância do uso de NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para a horta e para as mudas de Pau Brasil, bem como o plantio de árvores para a produção de oxigênio, principalmente o Pau Brasil, na intenção de preservá-lo para que mais pessoas da comunidade conheçam esta espécie.

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A Professora de Ciências, Lívia, trabalhou com os alunos o nome vulgar e  científico das espécies vegetais da horta. O Professor de Inglês, Daniel, incentivou-os a pesquisar esses respectivos nomes em Inglês e junto ao Professor de Artes, Antônio Carlos, confeccionaram placas para serem colocadas na horta.
A Professora Eloíza realizou um trabalho de campo com a turma 2001, acompanhando o plantio, o desenvolvimento e a colheita das couves-flores. Também participou da elaboração de suflês e tortas das mesmas para um almoço, com a ajuda da Professora de Biologia Nádia e da Orientadora Naldiceia.


    A horta orgânica da escola conta ainda com o carinho e a dedicação do Senhor Benjamim Juvenal de Souza, amigo da escola, que a irriga regularmente e pulveriza extrato de nicotina (de fumo de rolo) como inseticida sobre as pragas que atacam as hortaliças.


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3º Momento do Projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar:
Primeiras colheitas da horta

O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. Devido ao seu ciclo rápido de 25 a 30 dias, a primeira colheita feita pelos alunos na horta foi de rabanetes.










O coentro é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras e ácido ascórbico. A colheita das folhas foi feita a partir do momento em que a planta passou a possuir folhas suficientes que pudessem ser colhidas, sem prejudicar o seu desenvolvimento. A colheita foi encerrada quando surgiram os primeiros órgãos que originarão as flores.










A abobrinha contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante para a visão e para a pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento. A colheita da abobrinha inicia-se 50 dias depois do semeio quando o fruto atinge 20 cm de comprimento.











Foram colhidas também: ervilha, acelga, quiabo, pepino, jiló, salsa, cebolinha. E nos últimos dias foi feita uma linda colheita de couve-flor!


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4º Momento do Projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar: Merenda com produtos da horta

A alimentação saudável é uma grande aliada para se viver mais e melhor. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar nosso organismo a trabalhar melhor e eliminar as toxinas contidas nos alimentos gordurosos e com conservantes. Mas atualmente os vegetais e frutas são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças.
Dispor de uma horta orgânica na escola é o meio mais seguro de garantir a procedência e o frescor das hortaliças e temperos para a merenda escolar, além de gerar atividades visando à conscientização dos alunos para uma alimentação saudável.

            Almoço com mostarda fresca refogada: razoável aceitação por ser pouco amarga. Mostarda colhida tardiamente: pouca aceitação, por ser muito amarga!



               Almoço com salada de alface: excelente aceitação!



         Almoço com salada de couve chinesa: excelente aceitação, apesar de acharem que era alface! Almoço com suflês e tortas de couve-flor: excelente aceitação!




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          5º Momento do Projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar: Confeccionar e distribuir folhetos de divulgação dos ideais antiqueimadas

O tema das queimadas urbanas foi explorado em todos os conteúdos programáticos, através de palestras, apresentação de vídeos e confecção de panfletos, como trabalho de base, objetivando que os alunos passem da condição de observadores e imitadores de ações indevida para a condição de críticos vigilantes e propagadores do ideal antiqueimadas (artigo 193, inciso XV da Constituição Estadual: cabe ao Estado promover ações para a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente).
O projeto contou com a parceria dos agentes de endemias (antiga SUCAN), que utilizam o CIEP como P.A. (Posto de Abastecimento), local base onde o supervisor da equipe decide qual será o trabalho do dia e onde ficam guardadas as bolsas e os materiais usados.



Foram confeccionados cartazes e folhetos de divulgação dos ideais antiqueimadas, a fim de  transformar a realidade do local em que vivem. Os folhetos foram entregues aos moradores que foram encontrados e outros foram deixados na caixa de correspondência dos moradores próximos de cada queimada.





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   Fazer com que os alunos se tornassem multiplicadores deste ideal, através de conversas com seus pais, vizinhos, colegas e amigos, revertendo o cenário reinante, de modo a converter as queimadas em exceções esporádicas ao invés de regra generalizada; reconhecer que as árvores melhoram a oxigenação do ar; reconhecer a importância do Pau Brasil para a nossa história e ter a horta como laboratório vivo, gerando fonte de observação e pesquisa, foram os grandes norteadores deste projeto.







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